quarta-feira, 21 de abril de 2010

MARIA BONITA MULHER DE LAMPEÃO É COISA DO BRASIL


Maria Bonita, Lampeão e outros cangaceiros.Maria Bonita e Lampeão
Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (Glória8 de março de 1911[1] — 28 de julho de 1938) foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.

Maria Bonita
Nascida no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso, na época municípiogloriense, na Bahia.
Depois de um casamento frustrado, em 1929 tornou-se a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". Continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por longos oito anos.
Com o cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita e Ananias Gomes de Oliveira, assim como nasceram mais dois filhos, sendo natimortos. Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.
Maria Bonita
Maria Bonita

Maria Bonita, uma mulher de força e presença.
Nome completoMaria Gomes de Oliveira
Nascimento8 de Março de 1911[1]
GlóriaBahia (atual Paulo Afonso)
Morte28 de Julho de 1938 (27 anos)
Poço RedondoSE
NacionalidadeBrasil brasileira
Ocupaçãocangaceira

2 comentários:

  1. Que coincidência interessante o aniversário de nascimento de Maria Bonita ser na mesma data do dia internacional da mulher. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Se Lampião e Maria Bonita não tivessem sido assassinados, não existiria nenhum "cabra ou cabrita" safados no poder nesse país!
    Salve Lampião e Maria Bonita e tb Antônio Conselheiro!!!!

    ResponderExcluir