quarta-feira, 28 de abril de 2010

PALMAS CAPITAL DO ESTADO DE TACANTINS É UMA CIDADE PLANEJADA

A Cidade de Palmas - TO
Nos Dias Atuais


A Cidade de Palmas - To
Nos Dias Atuais

A Cidade de Palmas - TO
Nos Dias Atuais


A Cidade de Palmas - To
No Inicia da sua Construção
Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado doTocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuia condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.
Após vinte anos, a população chega aos duzentos mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.
Segunda capital mais segura do Brasil (superada apenas por Natal),[5] é também, a última cidade do século XX completamente planejada,[6] já que a cidade nasceu e foi projetada desde o ínicio para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.[6]
O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990, para se ter uma idéia, em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos ultimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do Tocantins.[7]
Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre

Índice

Um comentário: