quarta-feira, 21 de julho de 2010

BELEM DO PARÁ E VER-O- PESO SÃO COISAS DO BRASIL

Vista de Belem - Pará - Brasil
Vista de Belem - Pará - Brasil

Feira do Ver-o-Pêso / Belem
Feira do Ver-o-Pêso / BelemFeira do Ver-o-Pêso / Belem

Mercado do Ver-o-Pêso


Belém, ou Belém do Pará, é um município brasileiro, capital do estado do Pará. É considerada a maior cidade na linha do Equador[4], a segunda cidade mais populosa daregião Norte e principal cidade da maior região metropolitana da Amazônia. Com população estimada em 1.437.600 (IBGE/2009)[1], é conhecida como "Metrópole da Amazônia". Assemelhando-se a uma península, cercada por água, áreas militares e de proteção ambiental, teve pouco espaço para expansão, ocasionando conurbação com municípios próximos dando origem à Grande Belém, que tem população estimada em 2,1 milhões de habitantes. Belém possui o maior IDH entre as capitais nortistas[5].
Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Denominada também de "Cidade Morena", característica herdada da miscigenação do povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região à época da fundação.
Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, tendo uma posição geográfica privilegiada às margens do rio Guamá, próximo à foz do rio Amazonas. Abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans. Com sua localização no extremo Norte da malha rodoviária brasileira BR-316 (Nordeste), BR-010(Belém-Brasília) e PA-150 (Alça Viária), Belém pode ser facilmente alcançada pelas vias terrestre, aérea e fluvial, sendo uma das principais entradas para toda a região norte.
Há 200 anos, a corte portuguesa embarcava em direção ao Brasil, numa viagem que mudaria completamente o rumo da história brasileira. A família real foi para o Rio de Janeiro, mas na região norte, outra cidade se preparou para ser a capital do reino: Belém do Pará, que virou a Capital das Especiarias. No século XX, na década de 1970, a imigração japonesa fez do Pará um dos maiores exportadores mundiais da pimenta do reino, a mais nobre das especiarias da Índia. O Pará hoje é o maior produtor de pimenta do reino do Brasil.[6][7]
Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.
Uma das maiores atrações turisticas do Estado do Pará é o Ver-o-Pêso, saiba o que é isto a seguir:-

Índice


Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará.,É a maior feira livre da América Latina, é também o símbolo de Belém e sua maior atração turística.[21] Localizado na área da Cidade Velha e diretamente as margens da baía do Guarajá. Construído em 1625, seu nome faz jus às chamadas Casas do Ver-o-Peso, projetadas no Brasil, em 1614, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.
O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com produtos alimentícios do interior paraense, fornecidos pricipalmente por via fluvial. Foi eleito entre as 7 Maravilhas do Brasil.[22] O posto fiscal criado em 1688 no porto do Piri que, a partir de então foi popularmente denomindo lugar de Ver-o-Peso, deu origem ao nome do mercado, já que era obrigatório ver o peso das mercadorias que saiam ou chegavam à Amazônia, arrecadando-se os impostos correspondentes.
O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997. Hoje o Ver-o-Peso é muito famoso por sua variedade em produtos como frutas, peixes, pães, doces e verduras raras na região.
Acesse os link´s (palavras na cor azul) para conhecer melhor a maravilha que é Belem capital do Estado do Pará com suas culturas, seus hábitos, etc.
Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre.







Município de Belém
Montagem Belém.jpg
"Belém do Pará "
"Metrópole da Amazônia "
" Cidade das Mangueiras"
Brasão de Belém
Bandeira de Belém
BrasãoBandeira
Hino
Fundação12 de janeiro de 1616 (394 anos)
Gentílicobelenense ou belemense
LemaOs estados do norte estão conosco e nos seguem
Prefeito(a)Duciomar Costa (PTB)
(2009 – 2012)
Localização
Localização de Belém







Localização de Belém no/em Pará

Localização de Belém em Brasil
Belém
Localização de/do Belém no Brasil
01° 27' 21" S 48° 30' 14" O
Unidade federativa Pará
MesorregiãoMetropolitana de Belém
MicrorregiãoBelém
Região metropolitanaBelém
Municípios limítrofesAnanindeua (Leste)
Distância até a capital2.140 km
Características geográficas
Área1.065 km²
População1.437.600 hab. est. IBGE/2009 [1]
Densidade1.349,8 hab./km²
Altitude10 m
Climaequatorial Am
Fuso horárioUTC-3
Indicadores
IDH0,806 elevado PNUD/2000 [2]
PIBR$ 13.797.141 mil (BR: 24º) - IBGE/2007 [3]
PIB per capitaR$ 9.793,00 IBGE/2007 [3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário