TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

SEGUIDORES

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A CACHOEIRA DO RONCADOR EM BORBOREMA/BANANEIRAS NA PARAIBA É COISA DO BRASIL











A Cachoeira do Roncador é um point que atrai praticantes de montanhismo, trekkers e aventureiros de toda Paraíba e estados vizinhos. Encravada entre os municípios de Bananeiras e Borborema, a Cachoeira do Roncador é um lençol d’água que desaba de uma altura de 45m, graças a uma depressão formada no curso médio (com mais de 10 pequenas quedas d’água nas pedras) do rio Bananeiras que nasce na mata da UFPB de Bananeiras. A Cachoeira do Roncador é a maior queda d'agua do Estado da Paraiba.
A cachoeira principal proporciona banhos relaxantes, e o local é adequado para caminhadas ecológicas, a prática de camping selvagem, escalar a cachoeira e tomar banho nas inúmeras piscinas naturais que se formam entre as rochas. A flora nativa em redor da cachoeira mostra uma natureza exuberante, onde permanecem angelins, sucupiras, pau d’arcos, sapucaias e pirauás. E sua fauna abriga famílias de sagüis e várias espécies de pássaros. Há um restaurante de comida regional bem próximo ao local, exatamente onde fica o estacionamento que dá acesso a Cachoeira.

Há uma polemica politica envolvendo a Cachoeira do Rancador, pois uns dizem que a cachoeira pertence ao Municipio de Bananeiras e outros dizem que pertence ao Municipio de Borborema, mas o ruim desta historia é que todos querem ter a posse da cacheira mas nenhum dos municipios oferecem  a infraestrututa que o local requer - o local é lindo e recebe muitos turistas de varios estados, mas as estradas que leva ao local são horriveis e na estação das chuvas quando a cachoeira se torna mais bonita ninguem consegue chegar lá com o lamaçal que envolve as estradas. É uma vergonha, tanto para o Municipio de Bananeiras como para o Municipio de Borborema.O nome Roncador se deve ao barulho semelhante a um ronco, que a cachoeira junto com os ventos faz ao passar pelas pedras. Fica situada exatamente no limite dos Municípios de Bananeiras e Borborema, no Sítio Angelim.
Origem: Jubalito.

Um comentário:

  1. EU A DOREI AS FOTOS
    EU SOR DE PIRPIRITUBA FAIS MUITO TEMPO QUE EU FUI AI NESTA CACHUEIRA MAIS EM JULHO VOU VIAJAR PARA IR I VOU NESTA CACHUEIRA EDI DE SÃO PAULO

    ResponderExcluir