segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A REGIÃO NORDESTE É COISA DO BRASIL !


Abaixo fotos das Capitais Nordestinas, veja:
São Luiz Capital do Estado do Maranhão 
São Luiz Capital do Estado do Maranhão
Terezina Capital do Estado do Piaui

Terezina Capital do Estado do Piaui

Fortaleza Capital do Estado do Ceara 
Fortaleza Capital do Estado do Ceara
Natal Capitado do Estado do Rio Grande do Norte 
Natal Capital do Estado do Rio Grande do Norte
João Pessoa Capital do Estado da Paraiba 
João Pessoa Capital do Estado da Paraiba
Recife Capital do Estado de Pernambuco 
Recife Capital do Estado de Pernambuco
Maceio Capital do Estado de Alagoas 
Maceio Capital do Estado de Alagoas
Aracaju Capital do Estado de Sergipe 
Aracaju Capital do Estado de Sergipe
Salvador Capital do Estado da Bahia 
Salvador Capital do Estado da Bahia
região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Ela possui uma área semelhante à daMongólia, uma população, relativamente, pouco menor que a da Itália e o IDH próximo ao da Síria. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maiorterritório, o segundo maior colégio eleitoral (com 34.377.377 eleitores nas eleições de 2008) e o pior IDH
É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas,BahiaCearáMaranhãoParaíbaPiauíPernambuco (incluindo o Distrito Estadual deFernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte(incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.
Na época do Brasil Colônia, a região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento por Pedro Álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau-brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia. Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, em 1549. Desde o início, foi criado o governo-geral no país com a posse de Tomé de Sousa.
Em relação aos aspectos naturais, há as presenças dos climas equatorial úmido,litorâneo úmidotropical e tropical semiárido, sendo que o último é predominante. A cobertura vegetal predominante é a Caatinga, mas também há faixas importantes deMata dos CocaisMata Atlântica e Cerrado. Existem diversos tipos de plantas na caatinga, sendo uma delas o mandacaru, um tipo de cacto, que pode ser considerado como um reservatório natural de água, mas em dimensões irrisórias para o consumo do contingente da região.
Na região do sertão podem ser encontrados vários poços subterrâneos, porém sua água é salobra. A sua dessalinização ainda é um processo caro e que pode ser um incômodo para os políticos que forem aversos ao desenvolvimento do local, já que libertaria a população da Indústria da seca. Existem grandes açudes em algumas cidades, mas que são mal utilizados. Uma solução para grandes períodos de estiagem é a criação decisternas. Esse fato constitui-se um dos principais problemas da gestão integrada de recursos hídricos no Brasil.
Em áreas que estão afastadas do oceano e isoladas por regiões montanhosas como oPlanalto da Borborema ocorre a escassez de água causada pela estiagem, principalmente em períodos em que o fenômeno El Niño se manifesta. Em períodos de longas secas, como nas décadas de 1950 a 1980,[3] vários nordestinos morreram desedeinanição ou de doenças e problemas de saúde causados pela seca, fazendo com que muitos dos sobreviventes se mudassem para outras regiões. Entretanto, parte do Maranhão não sofre com problemas de seca, por estar situado às margens do complexo regional da Amazônia.
O Nordeste é também conhecido,nacionalmente pelos seus dialetos e sotaques próprios. A característica mais conhecida é a do sotaque chamado, vulgarmente, "arrastado", devido ao excessivo uso de exclamações durante o diálogo em algumas áreas da região, além deexpressões únicas.
Conheça a Região Nordeste do Brasil acessando os link´s no quadro do INDICE abaixo, são as palavras na cor azul.
Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre
Indide












Região Nordeste do Brasil
Localização
Região GeoeconômicaNordeste
Estados Alagoas
 Bahia
 Ceará
 Maranhão
 Paraíba
 Pernambuco
 Piauí
 Rio Grande do Norte
 Sergipe
Características geográficas
Área1 558 196 km²
População53 591 197 hab. IBGE/2009
Densidade32 hab./km²
Indicadores
IDH médio0,720 médio PNUD/2005[1]
PIBR$ 347 797,041 milhõesIBGE/2007[2]
PIB per capitaR$ 6 749,00 IBGE/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário