segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TURISMO EM MONTE VERDE É COISA DO BRASIL




Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, estado brasileiro de Minas Gerais. Tem acesso pela rodovia Fernão Dias distando da cidade de São Paulo cerca de 168 quilômetros, sendo 30 deles em estrada íngreme. Em 2009 o governo do Estado deMinas Gerais comprometeu-se a melhorar a infra-estrutura da região.
Está a 1554 metros de altitude, com ótimas pousadas tem como característica principal a natureza e o frio na temporada de inverno. Seu clima é tropical de altitude, com características de clima subtropical devido ao seu relevo montanhoso (tropical de altitude Cwb), segundo a classificação do clima de Köppen, mesmo em baixa latitude: 22º51'47" sul, sua temperatura atinge valores negativos no inverno (mês de Julho). Seus verões são amenos e chuvosos e seus invernos são frios e pouco secos.[1].
Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viajeaqui [2] e revista Quatro Rodas, da Editora Abril.
Sua paisagem está destacada por árvores de Mata Atlântica, como o ipê e ocarvalho[carece de fontes], mas também possui vegetais de áreas subtropicais mescladas a estas outras, como o pinheiro-do-Paraná ou araucária, e os Cedros entre outras árvores aqui não descritas.
Se fosse um município, esse seria o 2º (segundo) município com a sede mais alta doBrasil perdendo apenas para a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, que está à 1628 metros de altitude[carece de fontes]. Seu acesso é difícil para aqueles que vêm dos estados do Norte ou que vem do Rio de Janeiro, pois não há uma estrada direta para se chegar lá. Somente cruzando o estado de São Paulo ou vindo de Belo Horizonte, a Rodovia Fernão Dias é que se tem acesso à região.
Se Campos do Jordão é a suíça do estado de São Paulo, Monte Verde é a do estado deMinas Gerais[carece de fontes], pois com uma forte entrada de imigrantes europeus para as áreas mais altas se estabeleceu um elo climático e cultural em relação ao cotidiano daqueles migrantes que por lá ficaram durante décadas desde o advento desses.
Uma curiosidade é que apesar de estar na região intertropical, Monte Verde e Extremaapresentam climas semelhantes ao temperado, sendo Monte Verde, a que detém a maior latitude e altitude mesclada a proximidade das massas atlânticas e de sua vegetação rica, o que favorece uma umidade maior, tornando essa estância climática a mais fria do estado, com frequentes fenômenos como a geada e até a precipitação de neve podem ocorrer no mês de julho (esporádico). Atualmente, Maria da Fé é considerada a cidade mais fria de Minas Gerais, porém se Monte Verde tornarmunicípioMaria da Fé poderá perder seu status.
Já que Monte Verde ainda não se emancipou do município de Camanducaia, quem toma o seu lugar como o segundo município mais alto do Brasil é a cidade de Senador Amaral, também localizada em Minas Gerais e na mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas.
Monte Verde é conhecido[carece de fontes] pelo seu clima frio e temperaturas abaixo da média da região. Isso dá-se pelo fato de estar localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Em certas épocas como maio, junho e julho, a temperatura em Monte Verde pode estar até 4 graus célsius mais fria do que em regiões próximas apenas alguns quilômetros.O recorde da minima absoluta e de -14°C [3]

Índice




Município de Camanducaia MG
Distrito de Monte Verde
"Campos Queimados, Kamandu"
Brasão de Camanducaia MG Distrito de Monte Verde
Bandeira de Camanducaia MG Distrito de Monte Verde
BrasãoBandeira
Hino
Fundação20 de julho de 1868
Gentílicocamanducaiense
Prefeito(a)Celio de Faria Santos (PTB)
(2009 – 2012)
Localização
Localização de Camanducaia MG Distrito de Monte Verde



Localização de Camanducaia MG Distrito de Monte Verde em Minas Gerais

Localização de Monte Verde em Brasil
Camanducaia MG Distrito de Monte Verde
Localização de Camanducaia MG Distrito de Monte Verde no Brasil
22° 45' 18" S 46° 08' 42" O
Unidade federativa Minas Gerais
MesorregiãoSul/Sudoeste de Minas IBGE/2008
MicrorregiãoPouso Alegre IBGE/2008
Municípios limítrofesCambuíCórrego do Bom Jesus,ParaisópolisGonçalvesSapucaí-MirimSão José dos Campos,JoanópolisExtremaItapeva.
Distância até a capital473 km
Características geográficas
Área527,572 km²
População20.160 hab. est. IBGE/2009
Densidade44,0 hab./km²
Altitude1560 m
Climatropical de altitude Cwb
Fuso horárioUTC-3/-2
Indicadores
IDH0,775 médio PNUD/2000
PIBR$ 154.283 mil IBGE/2005
PIB per capitaR$ 6.767,00 IBGE/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário