sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BAIANAS ! BAIANAS ! SÃO GENUINAMENTE BRASILEIRAS !!!

Marta Vasconcelos
Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968

Traje Tipico "Baiana" representando o Brasil no Concurso Miss Universo
Da esq. p/dir. = Vera Ribeiro Miss Brasil 1959
Gina MacPhersom Miss Brasil 1960
Stael Maria Abelha Miss Brasil 1961
Maria Olivia Rebouças Miss Brasil 1962 
Martha Rocha
Miss Bahia e Miss Brasil 1954 em 2010
Marta Vasconcelos
Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968 em 2010




Martha Rocha
Miss Bahia e Miss Brasil 1954 em 1954
Martha Rocha
Representando o Brasil no Concurso Miss Universo 1954 com o seu Trajo Tipico Baiana

Baiana do acarajé


baiana do acarajé (ou simplesmente baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam à profissão de vendedora de acarajé e outras iguarias da culinária baiana. Mulheres batalhadoras que com muita luta conseguiram a regularização da profissão junto aos poderes públicos. Uma das principais figuras típicas do Brasil, chega a ser uma caracterização obrigatória nas Escolas de Samba do país.

"O que é que a baiana tem?" - Baiana na arte

Esta pergunta é feita na letra de uma famosa música do compositor baiano Dorival Caymmi, com a resposta:
"Tem torso de seda, tem! / Tem brincos de ouro tem! / Corrente de ouro tem! / Tem pano-da-costa, tem! / Sandália enfeitada, tem!"
Cantada por grandes intérpretes, desde Carmem MirandaMaria Bethânia e outros, além do próprio Dorival, foi, durante a primeira metade do século XX, um grande divulgador dessa personagem típica de Salvador.
Ari Barroso, outro grande compositor brasileiro, num dos seus maiores sucessos, também faz referência à quituteira da Bahia, no samba de 1936, onde "No tabuleiro da baiana tem: Vatapá, oi,carurumungunzá, tem umbu"… mas sobretudo "desvenda" aquilo que tem a baiana em seu coração: "Seduçãocangerêilusãocandomblé"…(em No tabuleiro da baiana).
Além de Carmem, Aurora Miranda foi outra que levou a figura "cheia de balangandãs" da baiana para as telas do cinema: é a baiana "Iaiá", no misto de animação e filme The Three Caballeros, de Walt Disney (Você já foi à Bahia?, no Brasil).
Atraído pelos encantos e magia baianos, o artista plástico argentino Carybé retratou como poucos a figura da baiana, assim como muitos outros, a exemplo de Santi Scaldaferri.


Regulamentação

Atualmente é uma profissão regulamentada pelo decreto municipal de Salvador 12.175/1998 e portarias subseqüentes, que indicam, inclusive, a padronização de indumentária e tabuleiro, zelando principalmente pela higiene na preparação e manuseio do alimento.

Baiana (vestuário)


vestuário chamado baiana é uma indumentária tradicional e é a mesma usada nosterreiros de candomblé. Existem roupas para todas ocasiões. A roupa de ração é a mais simples e as roupas feitas com bordado Richelieu podem custar por volta de quinze mil reais. A roupa de baiana pode tomar um colorido especial quando se trata das baianas de eventos turísticos. A roupa da baiana da Escola de samba é um caso a parte mudam de cor e modelo de acordo com o enredo da escola a cada ano, assim como as do Maracatu no Nordeste.

Índice

Acesse os link´s acima e conheça mais a historia e culturas das baianas do Acaraje e das Vestuarias.
Origem: Wikipedia a enciclopedia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário