terça-feira, 16 de novembro de 2010

JUAZEIRO-BAHIA É COISA DO BRASIL


As cidades de Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernembuco são separadas pelo Rio São Francisco e ligadas pela Ponte Presidente Dutra.













Juazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Pernambuco, a cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças ao advento das águasdo rio São Francisco e por ser a quarta maior cidade da Bahia. É conhecida como aTerra das Carrancas, figuras antropomorfas usadas pelas embarcações que subiam e desciam o São Francisco. Seu nome se origina dos pés de juazeiro, uma árvore típica da região. Segundo estimativa do IBGE/2008 possui uma população de 250 mil habitantes, sendo assim a 4ª maior cidade do estado.
HISTORIA
O município de Juazeiro, no norte do estado da Bahia, implantado à margem direita do Velho Chico, situa-se no ponto exato onde ocorria o cruzamento de duas importantes e estratégicas estradas interiores do Brasil.
A primeira, fluvial, representada pelo Rio São Francisco, integrando o norte ao sul. A segunda, um caminho das bandeiras, aberto pelos paulistas, sob o comando deDomingos do Sertão, pelos baianos sob o comando de Garcia d'Ávila II, pelos pernambucanos sob o comando de Francisco Caldas e pelos portugueses sob o comando de Manuel Nunes.
Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore - mãe do sertão, ojuazeiro, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do interior nordestino.
Foi criado em 1833, sendo que desde 1596 seu território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Em 1706, chegava à região uma missão são-franciscana para catequizar os índios da região. Ergueram um convento e capela com uma imagem da Virgem que, de acordo com a lenda local, fora encontrada em grutasdas imediações, por um indígena. Deu-se ao local o nome de Nossa Senhora das Grutas do Juazeiro, que deu origem à atual sede do município.
Juazeiro, sucessivamente, elevada à categoria de vila, posteriormente, comarca, e transforma-se pela Lei n.º 1.814 de 15 de julho de 1878, em cidade.
LOCALIZAÇÃO
À margem direita do Rio São Francisco, no extremo norte da Bahia, ligada à cidade dePetrolina, pela ponte Presidente Dutra.
ACESSO
O acesso a Juazeiro pode ser feito por via terrestre, utilizando as rodovias BR-235 e BR-407, usando a via férrea de Salvador a Juazeiro ou por ônibus, que são diários e partem da capital baiana e de outras cidades da Bahia e de outros estados, como Fortaleza,São Paulo e Brasília. As empresas de ônibus são: Expresso Guanabara, Viação Itapemirim, Viação Nossa Senhora da Penha (Penha), etc. Também é possível por via aérea através do aeroporto de Petrolina, que está a 15 km da sede, em Pernambuco, ou ainda por um dos campos de pouso existentes na região, como em Sobradinho. E ainda por via fluvial utilizando a hidrovia do São Francisco, navegando pelo rio São Francisco, partindo de PiraporaMinas Gerais, e pode-se destacar o porto fluvial da cidade que se encontra nas proximidades do perímetro urbano.

Distâncias

Município de Juazeiro
Catedral de Nuestra Señora de las Grutas.JPG
"Capital do São Francisco"
"Terra das Carrancas"
Brasão de Juazeiro
Bandeira de Juazeiro
BrasãoBandeira
Hino
Aniversário15 de julho
Fundação1806
Gentílicojuazeirense
Prefeito(a)Isaac Cavalcante de Carvalho (PCdoB)
(20092012)
Localização
Localização de Juazeiro


Localização de Juazeiro na Bahia

Localização de Juazeiro (Bahia) em Brasil
Juazeiro
Localização de Juazeiro no Brasil
09° 24' 50" S 40° 30' 10" O
Unidade federativa Bahia
MesorregiãoVale São-Franciscano da BahiaIBGE/2008[1]
MicrorregiãoJuazeiro IBGE/2008[1]
Região metropolitanaRIDE Pólo Petrolina e Juazeiro
Municípios limítrofesCampo FormosoJaguarari (S),Curaçá (L) e Sobradinho (O) em território baiano. Petrolina (N) em território pernambucano
Distância até a capital502 km
Características geográficas
Área6.389,623 km²
População243.896 hab. est. IBGE/2009[2]
Densidade32,5 hab./km²
Altitude368 m
Climasemi-árido
Fuso horárioUTC-3
Indicadores
IDH0,683 médio PNUD/2000[3]
PIBR$ 1.552.885 mil IBGE/2005[4]
PIB per capitaR$ 6.367,00 IBGE/2005[4]
Origem: Wikipedia a enciclopedia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário