sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SERRA GAUCHA COISA DO BRASIL




Parque homenageando a arquitetura dos imigrantes, em Nova Petrópolis.
A região da Serra Gaúcha está localizada no nordeste do estado do Rio Grande do Sulregião Sul doBrasil.

Índice

]Geografia

Num estado predominantemente plano que é o Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é o principal acidente geográfico, com altitudes moderadamente altas, de até cerca de 1.300 m.


Clima

Por estar localizada numa zona temperada do Brasil, seu clima é subtropical úmido, com invernos moderadamente frios e verões amenos (representado pela classificação climática de Köppen como Cfb). Durante o inverno, as temperaturas com relativa freqüência ficam negativas e a neve pode ocorrer, geralmente em quantidades muito pequenas e em poucos dias dessa estação. Nevadas com acumulações no solo são raras. Fortes geadas, contudo, são mais freqüentes.

Lago Negro, em Gramado.

Arquitetura com inspiração germânica emGramado.

]Regiões culturais

A região das Serras é dividida em três regiões culturais: a região gaúcha, a alemã e italiana.

]Região gaúcha

Foi a única região das serras que não sofreu a influência dos imigrantes europeus. Aqui a cultura gaúcha permanece predominante, se assemelhando à região dospampas. Em cidades como São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, fábricas decouro e características gaúchas, como o hábito de tomar chimarrão, são marcantes, completadas pela paisagem, formada pelos cânions de Itaimbenzinho, Fortaleza e Malarca.

]Região alemã


Paisagem pitoresca no Lago Negro.
A região alemã, também chamada de Região das Hortênsias, engloba cidades comoGramadoCanela e Nova Petrópolis. Guarda diversos aspectos da colonização alemã. Os primeiros grupos de imigrantes chegaram da Alemanha na primeira metade do século XIX, porém, a colonização efetiva aconteceu na década de 1850, parando nas encostas das serras. Os imigrantes que aqui chegaram, em sua imensa maioria, eram alemães, oriundos da Renânia (Hunsrück), da PomerâniaSaxôniaBavieraPrússia e Boêmia.
Pelo fato da maior parte dos imigrantes terem vindo do Hunsrück, o dialeto que prevaleceu foi o Hunsrückisch. Ainda hoje existem muitos falantes da língua alemã nas Serras, principalmente nas localidades do interior, embora a maioria hoje em dia fale apenas oportuguês. Além da influência no idioma, os descendentes de alemães preservam as festas e hábitos alimentares, com destaque para o café colonial.

]Região italiana


Casa de pedra italiana em Caxias do Sul.
A região italiana, também chamada de Pequena Itália, engloba cidades como Carlos BarbosaGaribaldiBento GonçalvesFarroupilhaFlores da Cunha e Caxias do Sul. Começou a ser colonizada em 1875, quando ali chegaram os primeiros imigrantes italianos. Como os alemães colonizaram as terras baixas, os italianos tiveram que subir as serras e povoar as terras altas.
A cultura é praticamente a mesma do Vêneto, região de onde veio a maioria dos imigrantes. O dialeto falado por muitos é o talian, que tem sua origem no Norte da Itália. A produção deuva e vinho, trazida pelos imigrantes, se expandiu por toda a região, tornando-se a base da economia da região italiana do Rio Grande do Sul.

]Turismo


Cascata do Caracol em Canela.
As Serras Gaúchas tornaram-se um pólo turístico, atraindo milhares de pessoas todos os anos. A maior parte dos turistas chegam no inverno, à procura do clima frio, raro de se encontrar no Brasil. Além do clima, a região possui belas paisagens, formadas por cânios, cascatas d'água e mata de araucária. Existem passeios diversos, como o Mini-Mundo e a chamada "Casa do Papai Noel". No final do ano, as cidades se iluminam para receber oNatal. Além disso, a gastronomia da região é muito rica, e a sua cultura européia herdada de imigrantes alemães e italianos recriaram um pedaço da Europa em terras brasileiras.

]Ver também

]Ligações externas

Origem: Wikipedia a enciclopedia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário