quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

COREMAS NA PARAIBA É COISA DO BRASIL







Coremas é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 15.607 habitantes. Área territorial de 379 km².

A região ocupada hoje pela cidade de Coremas foi habitada em seus primórdios por uma numerosa tribo indígena pertencente a nação Cariri. Eram guerreiros valentes e destemidos e por muito tempo resistiram bravamente a entrada de brancos em seus domínios. O grupo de Oliveira Lêdo, muitas vezes foi rechaçados pelos índios.
O Coronel Manuel de Araújo Carvalho sentindo a impossibilidade de dominá-los resolveu mudar de tática. Recebera ordens de Dom João de Alencastro, governador-geral, para pacificá-los e queria a todo custo cumpri-las. Servindo-se de três índios que foram capturados e dos quais tornaram-se amigos conseguiu avistar-se com o cacique da tribo e negociou uma paz honrosa para ambas as partes. O fato registrou-se fins do século XVII. Daí em diante a região começou a ser habitada pelos fazendeiros colonizadores.
A região compreendida como Vale do rio Piancó, começou sua colonização e seu povoamento nos finais do século XVII, quando o famoso coronel Manuel de Araújo Carvalho, recebendo ordens do governador-geral D. João de Alencastro (1694-1702), conseguiu, depois de muita ousadia e bravura, estabelecer uma pacificação com os valentes índios da tribo Coremas. Porém, as lutas sangrentas que matavam os conquistadores das terras e os índios que nelas habitavam, só começaram a diminuir no início do século XVIII, quando as principais tribos da região: os Coremas e Panatis, que uniram-se e formaram um forte e organizado quartel para combater os invasores de suas terras, representado aqui pelos portugueses.Com a pacificação da região do rio Piancó, pode finalmente muitos dos fazendeiros,com grande coragem, destemor, e espírito aventureiro se fixarem em suas novas moradias nos longínquos sertões da Paraíba.
Os fundadores de Coremas, são os fazendeiros e comerciantes: João Soares Evangelista, Manoel Gonçalves Piranhas, Antônio Moreira de Oliveira e Antônio Lucas de Lacerda. Merecem, as honrarias por tal empreendimento, uma vez que em suas terras foram erguidas as primeiras casas na área onde hoje situa-se o núcleo urbano. No entanto, Coremas tem sido indiferente com os seus legítimos pioneiros.
A cidade, sempre pertenceu ao município de Piancó, aparecendo extra-oficialmente em1910 nos documentos municipais, já despontava com um total aproximado de 26 casas, muitas delas de taipas para moradias e um incipiente comércio. Oficialmente, surge em1911, quando da divisão administrativa do Brasil, configurando com o nome de "Curema" - distrito da cidade de Piancó. O município teve sem dúvida, seu maior impulso populacional, com o início da construção do maior açude do Brasil, em meados de1936, ocasião em que veio residir um contingente considerável de pessoas empregadas na obra.
O pequeno povoado foi fundado com o nome de Boqueirão do Curema, em virtude de sua localização onde o rio Piancó forma um boqueirão. Hoje, neste local, encontra-se erguida a barragem, represando as águas do maior açude da Paraíba e 3º do Brasil.
Não existe uma data correta no limbo da história para afirmar quando ocorreu a fundação da cidade de Coremas. A data hoje conhecida como "Dia da Cidade" é o 4 de abril, uma alusão à data histórica da emancipação política da cidade, ocorrida em data de 4 de abril de 1954.

Município de Coremas
Açude de Coremas
Açude de Coremas
"Mãe d'Água"
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecidoBandeira desconhecida
Hino
Aniversário4 de abril
Fundação4 de abril 1954
Gentílicocoremense
Prefeito(a)Edilson Pereira de Oliveira (PR)
(20052008)
Localização
Localização de Coremas


Localização de Coremas na Paraíba

Localização de Coremas em Brasil
Coremas
Localização de Coremas no Brasil
07° 00' 50" S 37° 56' 45" O
Unidade federativa Paraíba
MesorregiãoSertão Paraibano IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoPiancó IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesSão José da Lagoa TapadaSão Domingos de PombalPombal,PiancóCatingueiraEmas e Aguiar.
Distância até a capital390 km
Características geográficas
Área379,491 km² [2]
População15 149 hab. IBGE/2010[3]
Densidade39,92 hab./km²
Climatropical semiárido quente e seco
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,595 
médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 48 479,073 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 094,15 IBGE/2008[5]
Origem: Wikipedia a enciclopedia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário