quinta-feira, 21 de abril de 2011

ITU É COISA DO BRASIL


IFicheiro:Igreja matriz de Itu.jpg
Entrada da cidade com azulejo portugues
Ficheiro:ITU 07 2009 Giant traffic signal 6058.jpg
Sinaleiro gigante no centro de Itu. A cidade é conhecida pelos exageros
Ficheiro:ITU 07 2009 Giant Phone 6037.jpg
Orelhão gigante no parque central de Itu. A cidade é conhecida pelos exageros.
Turismo Itu - Fazenda Capoava
Turismo Itu - A Cidade do Exagero
Regimento Deodoro
Regimento Deodoro
Espaço Cultural
Espaço Cultural
Igreja Bom Jesus
Igreja Bom Jesus
Casa do Barão
Casa do Barão
Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Casa Imperial
Casa Imperial
Itu é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude23º15'51" sul e a uma longitude 47º17'57" oeste, estando a uma altitude de 583 metros. Sua população estimada em 2009 é de 157.384 habitantes, formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná. Cidade famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Em 2010, a cidade completou 400 anos e hoje é um dos municípios mais importantes do Brasil, com sua história e fama, que ajudou a tornar o país uma República. Itu já foi a cidade mais rica do Estado, sendo famosa por nela residirem muitos Barões do Café e autoridades importantes do País.
Já fez parte da cidade de Itu a cidade atual de Salto. No início, quando a cidade se chamava Utu-Guaçu, que significa "Cachoeira Grande", era devido a uma cachoeira que hoje se localiza no município de Salto.
Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Talstatus garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
A cidade conta também com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado Dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e oArmazém do Limoeiro, entre outras.
Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário