sexta-feira, 20 de maio de 2011

Botafogo Futebol Clube - João Pessoa - Paraiba é Coisa do Brasil


ELENCO 2011
ESTADIO DO ALMEIDÃO -JOÃO PESSOA PARAIBA
AUREMIR EVANGELISTA DOS SANTOS
Volante
CARLOS HENRIQUE DA SILVA LIMA
Zagueiro
CELIO CARLOS LEOCADIO
Zagueiro
RICARDO MACHADO DE OLIVEIRA
Zagueiro
RAIMUNDO CLEMENTINO DA SILVA
Atacante
DAVI CLEMENTINO LEITE
Goleiro
CLEBERSON RIBEIRO DA SILVA
Atacante
JEAN CARLOS DA SILVA
Volante
JOSE RODRIGO CAVALCANTE DOS SANTOS
Volante
WANDEILSON SOARES BERNARDO
Aracante
ANDREZON DOS SANTOS
Goleiro

IVAN JOSE DOS SANTOS SILVA
Volante
CRISTIANO DA SILVA E SILVA
Aracante
WEYDSON DE PONTES MATIAS
Atacante
JOSE VALTERLAN SOARES
Zagueiro
CHARLES VAGNER SOUSA DE LIMA
Volante
GENIVALDO WENCESLAU RIBEIRO
Goleiro
ANDRE OLIVEIRA DE LIMA
Meia
WALBER DA SILVA SOUSA CABRAL
Lateral
PAULO GIOVANI TITO DE LIMA
Lateral
JOSE MARCOS DOS SANTOS DA SILVA
Meia
DANIEL SILVA DO NASCIMENTO
Volante
ROSINALDO BENTO DA SILVA
Lateral
HILTON JOSE FIRMINO DE OLIVEIRA
Meia
ALYSSON PATRICIO BARBOSA GOMES
ZAGUEIRO
LEONARDO LINS DE OLIVEIRA
Zagueiro
Botafogo Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, fundada a 28 de setembro de 1931
HISTORIA

Também conhecido como Belo, apelido dado por sua torcida, o Botafogo é o maior vencedor de campeonatos estaduais, com 25 títulos, ao todo. Atualmente, disputa a Primeira Divisão do Campeonato Paraibano.
Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enock, foram os fundadores do Botafogo Futebol Clube. Depois de uma Assembleia de muitos palpites, a 28 de setembro de 1931, eles se decidiram por este nome e fizeram então, a primeira diretoria do clube.
A primeira diretoria do Botafogo ficou assim estabelecida:
  • Presidente: Olavo Rodrigues
  • Vice-presidente: Manoel Feitosa
  • Primeiro secretário: Livonete Pessoa
  • Segundo secretário: José de Melo
  • Tesoureiro: Edson de Moura Machado
  • Orador: Enock Lins
O local do acontecimento foi uma modesta casa, a de nº 45, da rua Borges da Fonseca, no bairro do Róger.
A senhora Sebastiana de Oliveira, mãe do então fundador e primeiro presidente do clube, Beraldo de Oliveira, teve grande importância na história do Botafogo. Ela chegou a utilizar suas poucas economias para ajudar os meninos na compra de material esportivo e com outras despesas.
A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.
O Botafogo conquistou o seu primeiro título estadual em 1936, decidindo com o Sol Levante, num jogo disputado, no dia 13 de dezembro daquele ano. Vitória botafoguense por 3x2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual. Lucas marcou 2 e Pilota marcou 1  para o alvinegro. O campeão utilizou os seguintes atletas: Pagé, Euclides, Márcio Teixeira, Pedro Macaco e Lemos; Américo Filho, Tonico, Ronal, Hélio e Evan Holmes.
O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano.
Além de Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras, Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino. Também chegava para o Botafogo, Tonico - Antônio de Abreu e Lima, que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região - Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época. Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador.
Nos anos 70, o industrial paulista José Flávio Pinheiro Lima mudou-se para João Pessoa e em pouco tempo assumiu a presidência do Botafogo.[1]. Após uma campanha da imprensa para que se mudasse as cores do clube, visando a uma diferenciação com o clube carioca, foi acrescentado o vermelho no escudo em homenagem às cores da bandeira da Paraíba.
No ano de 1998, o Botafogo realizou uma de suas melhores campanhas no futebol estadual de todos os tempos. Campeão do 1º, 2º e 3º turno, levando um público de44.268 pessoas para assistirem a partida decisiva do campeonato, entre Botafogo vsCampinense. Na ocasião, o Botafogo venceu os rubro-negros de Campina Grande por 2x0.
Uma das maiores rivalidades do nordeste, quando o assunto é futebol, sem dúvidas é entre Botafoguenses e Trezeanos. Tanto o Botafogo quanto o Treze são equipes com grande número de torcedores, e representam bem o nome do estado em competições nacionais. Existem muitas histórias sobre o "Clássico Tradição", que passou a ser disputado no início da década de 1940.
O Botafogo é detentor de uma área de exatos 9,6 hectares. Localizada no bairro doCristo Redentor, em João Pessoa, a Maravilha do Contorno é a sede administrativa do clube pessoense, além de contar com completa estrutura para treinos, reuniões, hospedagem, dentre outros. O Botafogo ainda possui uma bela loja na praia de Tambaú, em João Pessoa. Localizada no ed. empresarial Villa Dorita, a Loja Oficial do Botafogo vende produtos desde simples chaveiros, à abridores de latas, tudo com a marca do Botafogo. O local ainda serve como ponto de encontro para os torcedores em dias de jogos.
Titulos conquistados no 
Paraíba Campeonato Paraibano: 25 vezes (193619371938194419451947194819491953195419551957196819691970,197519761977197819841986198819981999 e 2003).


Elenco atual

JogadorPosiçãoTime Anterior
Goleiros
BrasileiroGenivaldoGMaranguape Futebol Clube
BrasileiroCesarGNacional Atlético Clube (Patos)
BrasileiroWallaceGSousa-PB
Zagueiros
BrasileiroGerielZSanta Cruz-PE
BrasileiroMichellZClube Atlético Potengi
BrasileiroRicardo OliveiraZCampinense Clube
BrasileiroRogérioZParaíba Sport Clube
BrasileiroFlamarionZAgremiação Sportiva Arapiraquense
Volantes
BrasileiroIvanVAuto Esporte Clube
BrasileiroJeanVAuto Esporte Clube
BrasileiroMarcilioVCentro Sportivo Alagoano
BrasileiroReginaldoVFerroviário Atlético Clube (Fortaleza)
BrasileiroValVAlecrim Futebol Clube
Laterais
BrasileiroZé WilkerLDNacional Atlético Clube (Patos)
BrasileiroRafinhaLDCentro Sportivo Paraibano
BrasileiroMarcianoLEAlecrim Futebol Clube
BrasileiroNininhoLEPotyguar-RN
Meias
BrasileiroChapinhaMAlecrim Futebol Clube
BrasileiroMiltinhoMTreze Futebol Clube
BrasileiroDimasMMixto Esporte Clube
BrasileiroAndrezinhoMVilavelhense Futebol Clube
Atacantes
BrasileiroAdãoACentro Sportivo Paraibano
BrasileiroEdmundoACampinense Clube
BrasileiroRafael BatistaADivisões de Base
BrasileiroMarlosAClube Atlético do Porto
BrasileiroPaulinho MacaíbaASociedade Esportiva do Gama
BrasileiroLuciano FonsecaAEsporte Clube São Luiz
BrasileiroAlan RodriguesAEsporte Clube São Luiz
Treinador
BrasileiroPaulo MoroniT[[]
CURIOSIDADE
Em 1982, o Botafogo-PB foi apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões". Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJe o Internacional-RS no Campeonato Brasileiro da Série A. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do Botinha.
VEJA OS DETALHES DESSES DOIS JOGOS NO QUADRO A SEGUIR:

FLAMENGO 1 x 2 BOTAFOGO
Local: Maracanã RJ Publico: 25.946 Arbitro: Joel Teixeira de Caires
Gols: Soares aos 5, Tita aos 20 e Zé Eduardo aos 36, ambos no 2o tempo.
Flamengo: Raul, Carlos Alberto (depois Toninho), Rondinelli, Nélson e Júnior (depois Carlos Henrique); Carpegiani, Zico, Andrade e Tita; Reinaldo e Adílio. Técnico: Cláudio Coutinho.
Botafogo: Hélio, Nonato (depois Cláudio), Geraílton, Deca e Marquinhos; Magno, Nicácio e Zé Eduardo; Soares, Getúlio e Evilásio (depois Dão). Tecnico: Caiçara.

BOTAFOGO 2 x 1 INTERNACIONAL/RS
Local: Almeidão PB Publico: 37.465 Arbitro: José Leandro Castro Serpa
Gols: Bira aos 10, Zé Eduardo aos 29 e Soares aos 38 ambos no 2o tempo.
Botafogo: Hélio, Nonato Aires, Geraílton, Deca e Martins; Magno, Nicácio e Zé Eduardo; Soares (depois Zé Tira), Getúlio e Evilásio. Técnico: Caiçara.
Internacional: Gasperin, João Carlos, Mauro, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Jair, Batista e Toninho; Mário Sérgio, Bira e Popéia (depois Adilson). Tecnico: Ênio Andrade. 

Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário