quarta-feira, 20 de julho de 2011

GARANHUNS A SUIÇA PERNAMBUCANA É COISA DO BRASIL


Ficheiro:Garanhuns-pórtico.jpg
PORTAL DE ENTRADA DA CIDADE
Ficheiro:Garanhuns-Prefeitura-Palácio-Celso-Galvão.jpg
PREFEITURA MUNICIPAL
Ficheiro:Garanhuns-relógio-flores.jpg
RELOGIO DAS FLORES
Ficheiro:Garanhuns-Monte-Magano-Cristo.jpg
ESCULTURA DO CRISTO NO MONTE MAGANO










Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Distante 228 km da capital pernambucana, Recife.
Localizando-se na região montanhosa do Planalto da Borborema, é também conhecido como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Outras alcunhas são Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.
Garanhuns foi a terra natal do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu quando o atual município de Caetés era um distrito integrante.
HISTORIA
Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro.[6] A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.
Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.
GEOGRAFIA
O município localiza-se no Planalto da Borborema a latitude 8º53'25" sul e a longitude 36º29'34" oeste, estando a uma altitude média de 900 metros. Seu ponto mais alto é o Monte Magano com 1.030 m de altitude, seu rio mais importante o rio Mundaú. Sua população é de 129.392 habitantes, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2010.
A cidade de Garanhuns tem doze bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Centro, Dom Hélder Câmara, Dom Tiago Postam, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado (ou Brahma), Magano, Novo Heliópolis, São José e Severiano de Morais Filho.
A temperatura média anual é de 20,4 °C.[7] No mês mais frio, julho, a média é de 17,6 °C e no mês mais quente, fevereiro, a temperatura média é de 22,1 °C.[8] A ocorrência de garoa na cidade é muito comum, daí a fama de "Cidade da Garoa". Antes mesmo de começar o inverno (junho) as temperaturas já começam a baixar. A baixa temperatura perdura até meados de setembro. A menor temperatura registrada na cidade foi de 7º.
EDUCAÇÃO
Garanhuns possui 59 escolas estaduais, várias escolas municipais e as seguintes instituições de ensino superior:
Universidade de Pernambuco (UPE-FACETEG) (Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns, antiga Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns) oferece os cursos de Licenciatura em LetrasMatemáticaCiências BiológicasHistória,GeografiaInformáticaPedagogiaPsicologia e Medicina (2011). A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (Clínica de Bovinos) oferece os cursos de AgronomiaZootecniaMedicina Veterinária, Pedagogia,Bacharelado em Ciência da ComputaçãoEngenharia de Alimentos e Licenciatura em Letras (Inglês). A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) oferece cursos de Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing, Administração Hospitalar, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue, e futuramente Engenharia Civil, oferecendo também, cursos superiores na modalidade à distância. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), oferece os cursos técnicos de Informática, Meio Ambiente e a partir de 2011, o curso de Eletroeletrônica. Além disso a cidade acaba de ganhar a FAMEG (Faculdade de Medicina de Garanhuns) a primeira instituição de ensino superior de medicina do interior de Pernambuco vinculada a uma universidade de Tocantins.
 TURISMO
Há ainda um projeto de inclusão digital utilizando os serviços de uma parceria com o Ministério das Comunicações, o Programa GESAC, que planeja uma cidade 100 por cento conectada a internet por Wi-Fi, sendo serviço gratuito.

O clima de Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns", realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e oferecendo shows gratuitos.
Destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores (Praça Tavares Correia), o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas. Tem também o maior cristo do Brasil em altitude. (cristo do magano)
EVENTOS

  • Festival de Inverno de Garanhuns
  • Festival de Música e Arte de Garanhuns - FEMUARTE - Criação do Radialista Lourival Fernandes
  • Festival da Jovem Guarda
  • Festival Gastronômico Garanhuns Sabor das Flores
  • Espetáculo Jesus Alegria dos Homens - Criação Gerson Lima e Jeferson Fitipaldi
  • Garanhuns Jazz Festival
  • Garanhuns Moto Fest
  • Guará Moto Fest
  • Fúria Night
  • Forrock Guará
  • Boião's Bar Fest


Nenhum comentário:

Postar um comentário