quinta-feira, 28 de junho de 2012

O ESTADO DO CEARÁ "TERRA DA LUZ" É COISA DO BRASIL






JUAZEIRO DO NORTE

Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordesteRio Grande do Norte e Paraíba a lestePernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 146.348,30 km²,[6] ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.
A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza(RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do CaririSobral na região noroesteItapipoca na região norteIguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão[7] Na RMF, cidades importantes como EusébioHorizonteMaranguapeMaracanaú e São Gonçalo do Amarante, sede do Porto do Pecém, incrementam o PIB cearense. Ao todos são 184 municípios.
É atualmente o décimo segundo estado mais rico do país, sendo o terceiro mais rico do Nordeste. A capital, Fortaleza, tem o segundo maior PIB do Nordeste, e o 10º maior do país. Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, oEstádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para 67.000 pessoas.
O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pelareligiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. Ajangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de todacaatinga do Brasil. Terra de Rachel de QueirozPatativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país comoRenato Aragão e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero[9]; e atores famosos como José WilkerGero Camilo e Luiza Tomé.
O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".[10]
Acesse os link´s no quadro INDICE abaixo e conheça todo historia deste maravilhoso estado orgulho do Nordeste e do Brasil.

Índice

  [esconder
Fonte:Wikipedia a Enciclopedia Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário