sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Jovem Guarda "Festa de Arromba" é Coisa do Brasil !

OS ÍDOLOS DA JOVEM GUARDA !
ROBERTO CARLOS
WANDERLEIA
ERASMO CARLOS
JERRY ADRIANE
WANDERLEY CARDOSO
CELY CAMPELO
DEMETRIUS
DENY E DINO
DIANA
EDUARDO ARAUJO
ED WILSON
LENO E LILIAN
OS INCRIVEIS
OS VIPS
PAULO SERGIO
TONI CAMPELO
RONNIE VON
RONNIE CORD
SILVINHA
ODAIR JOSE
CARLOS GONZAGA
VANUSA
MARTINHA
ROBERTO CARLOS
MOVIMENTO JOVEM GUARDA
MOVIMENTO JOVEM GUARDA
MOVIMENTO JOVEM GUARDA
EDUARDO ARAUJA, ERASMO CARLOS, WANDERLEIA, ROBERTO CARLOS E MARTINHA
Jovem Guarda foi um movimento surgido no final da década de 1950, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela TV Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político.
Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 1950 e 1960 e pela precursora do rock no país, Celly Campello. Com isso, faziam uma variação nacional do rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê"(expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night", batizado no Brasil de "Os Reis do Iê-Iê-Iê"), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 1950/60, comandado por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles.
HISTPRIA
A expressão Jovem Guarda começou a ser usada com a estréia do programa de auditório que tinha esse nome, na TV Record, em 1965. Foi tirada de um discurso de Lenin, onde dizia "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Foi comandado por Roberto CarlosErasmo Carlos e Wanderléa que apresentavam ao público os principais artistas ligados ao movimento. O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi identificado como do público jovem, porém, agradou pessoas de todas as idades.
Muitos consideram o fim do movimento juntamente com o fim do programa, em 1968, mas podemos dizer que se estendeu até meados de1970.
Entre os artistas do movimento destacaram-se Nalva AguiarCelly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos,Wanderléa, VanusaEduardo AraújoSilvinhaMartinhaArthurzinhoRonnie CordRonnie VonPaulo SérgioWanderley CardosoBobby di CarloJerry Adriani,RosemaryLeno e LilianDemétriusOs VipsWaldireneDianaSérgio ReisSérgio MuriloTrio EsperançaEd WilsonEvaldo Braga e as bandas, Os IncríveisRenato e Seus Blue CapsGolden Boys e The Fevers. Entre os principais sucessos estão "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garota do Roberto"; "Biquíni Amarelo"; "Meu Bem"; "Eu Daria a Minha Vida"; "O Bom"; "Roda Gigante"; "Rua Augusta"; "Namoradinha de um Amigo Meu"; "Ternura"; "O Caderninho"; "Tijolinho"; "Feche os Olhos"; "A Festa do Bolinha"; "O Bom Rapaz" e "Menina Linda". A partir dos anos de 1990, regravações da Jovem Guarda feitas por outros grupos fizeram sucesso entre os adolescentes.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Forró é Coisa do Brasil !

AS MAIORES BANDAS DO FORRÓ BRASILEURO










ESTES SÃO OS MAIORES FORROZEIROS SOLOS DO BRASIL
ALCEU VALENÇA
ALCYMAR MONTEIRO
AMAZAN
LUIZ GONZAGA
DOMINGUINHOS
ELBA RAMALHO
GENIVAL LACERDA
SIVUCA
MARINES
CHICO SALES
JORGE DE ALTINO
RITA DE CASSIA
Forró é a dança de origem nordestina praticada nas festas Juninas  que acontecem no período 01 de junho a 06 de julho nas cidades e estados tradicionais como Capela e Aracaju no Sergipe, Campina Grande na Paraiba, Quixeramobim, Juazeiro do Norte e Fortaleza no Ceará, Caicó no Rio Grande do Norte e Caruaru no Pernambuco entre outras cidades; conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeon—que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.
O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem européia a Chula, denominada pelos nordestinos de simplesmente "Forró", xote ("Xotis"), o termo correto, e variedades de Polcas européias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão européias, como evidencia nossa história de colonização e invasões européias.
Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina GrandeCaruaruGravatáMossoró, e Juazeiro do Norte, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais AracajuFortalezaJoão PessoaNatalMaceióRecifeSão Luís e Teresina, onde são promovidas grandes festas, Como o Forricó na cidade do Icó, Iguatú festeiro na cidade de Iguatú, a Expocrato na cidade do Crato, o Quixé-Forró Na cidade de Quixeramobim-ce, A vaquejada de Itapebuçu que é uma das maiores do Brasil, são eventos reputados por reunirem milhares de pessoas para dançar o forró.
ORIGEM DO NOME
O termo "forró", segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, estudioso de manifestações culturais populares, vem da palavra "forrobodó", de origem bantú (Tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro, sendo base cultural de identidade no brasil escravista), que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem.[1]
A Versão mais verossímil, apoiada pelo próprio historiador Câmara Cascudo, é a de que Forró é derivado do termo africano forrobodó e era uma festa que foi transformada em gênero musical, tal seu fascínio sobre as pessoas.
Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é freqüente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Nataldo período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.
Apesar da versão bem-humorada, não há nenhuma sustentação para tal etimologia do termo, pois em 1937, cinco anos antes da instalação da referida base, a palavra "forró" já se encontrava registrada na história musical na gravação fonográfica de “Forró na roça”, canção composta por Manoel Queiroz e Xerém.
No idioma húngaro, Forró significa "Quente". Não se tem variação da palavra no idioma húngaro, o termo Forró é igualmente escrito (com acento) como no português.
Antes disso, em 1912, Chiquinha Gonzaga compôs Forrobodó, que ela classificou como uma peça burlesca e que lhe valeu, algum tempo depois, em 1915, o Prêmio Mambembe, sendo Mambembe também de origem banto, significando medíocre, de má qualidade
.Existem diversos artistas que, entre outras modalidades, também contribuíram, sejam como compositores sejam como intérpretes, com diversos gêneros do forró. Alguns dos mais destacados compositores brasileiros de músicas de forró são: