quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PARINTINS-AMAZONAS E SEUS BOIS GARANTIDO E CAPRICHOSO SÃO COISAS DO BRASIL


Boi Garantido

Boi Caprichoso


Vista aerea da cidade de Parintins - Amazonas

Grupo Musical Carrapicho




Arena do Festival

Parintins é um município brasileiro do estado do Amazonas. Com uma população de 107.250 mil habitantes, se configura como a segundo maior cidade do estado e um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia. Trata-se de um dos principais Patrimônios Culturais e Festivais da América Latina devido ao Festival Folclórico de Parintins.
Sua área é de 5.952 km², representando 0.3789 % do estado do Amazonas, 0.1545 % da Região Norte brasileira e 0.0701 % de todo o território brasileiro.[5] Desse total 12,4235 km² estão em perímetro urbano.[6]
Todos os anos ocorre o tradicional Festival Folclórico de Parintins, com o desfile dos bois Caprichoso e Garantido. Sua padroeira é Nossa Senhora do Carmo. O festival é uma manifestação folclórica conhecida no Norte do país como Boi Bumbá. Está localizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana. A vegetação, típica da região Amazônica é formada por florestas de várzea e terra firme, tendo ao seu redor um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.
Em um raio de pouco mais de 200 km do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior do Amazonas e do Pará – ItacoatiaraManacapuru,MauésManicoréPresidente FigueiredoSantarémItaitubaOriximináÓbidos,Altamira, entre outras – sendo o acesso a essas cidades dado principalmente pelo transporte fluvial, muito comum na região amazônica.
Acesse os link´s abaixo no quadro INDICE para conhecer melhor a Cidade de Parintins e suas manifestações culturais.
Origem: Wikipedia a enciclopedia livre

Índice

Se voce gosta de ritmos musicais acesse E DISSO QUE O POVO GOSTA no site abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário