TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

SEGUIDORES

quinta-feira, 7 de julho de 2011

"O BEM AMADO" NOVELA E CULTURA É COISA DO BRASIL


JARDEL FILHO, SANDRA BREA E PAULO GRACINDO (Ambos falecidos)
PERSONAGENS: ZECA DIABO E AS IRMÃS CAJAZEIRAS



PERSONAGENS: ODORICO PARAGUAÇU E AS IRMÃS CAJAZEIRA
PERSONAGENS: ODORICO PARAGUAÇU, DIRCEU BORBOLETA E ZECA DIABO
PERSONAGEM: DONANA MEDRADO DELEGADA DE POLICIA
O Bem-Amado foi uma telenovela brasileira escrita por Dias Gomes, produzida pela Rede Globo e levada ao ar de 24 de janeiro a 9 de outubro de 1973, às 22h, com direção de Régis Cardoso e supervisão de Daniel Filho. A novela foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 25 de novembro de 1976 e 25 de abril de 1977, às 14h20, em 110 capítulos. Em Portugal, foi transmitida pela TV Globo Portugal, em 126 capítulos e em 1977 na SIC.
Inspirada numa peça teatral do próprio autor, de título Odorico, o Bem-Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, escrita em 1962, foi a primeira novela produzida em cores natelevisão brasileira.[2]
TRAMA

prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupiralitoral baiano, a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gagoDirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: DoroteiaDulcineia e Judiceia.
Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noitepara tomar um "licor de jenipapo"…
De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada pela delegada de polícia Donana Medrado, que conta com o dentista Lulu Gouveiainimigo mortal do prefeito e líder daoposição na Câmara - atracando-se constantemente com Doroteia no plenário. E ainda com o jornalista Neco Pedreiradono do jornal local, A Trombeta. O meio-termo se intensifica com a presença de Nezinho do Jegue, defensor fervoroso de Odorico quando sóbrio, e principal acusador, quando bêbado!
Maquiavelicamente, o prefeito arma tramas para que morra alguém, sendo sempre mal-sucedido. Nem as diversas tentativas de suicídio dofarmacêutico Libório, um tiroteio na praça e um crime lhe proporcionam a realização do sonho. Para obter êxito, Odorico traz de volta a Sucupira um filho da terra: Zeca Diabo, um pistoleiro redimido, que recebe a missão de matar alguém para a inauguração do cemitério.
Como se não bastasse, Odorico ainda tem que enfrentar os desaforos de Juarez Leãomédico personalístico da oposição, que se envolve com sua filha Telma e faz um bom trabalho em Sucupira, salvando vidas - para desespero de Odorico.
Ao final, uma irônica surpresa: Zeca Diabo, revoltado, mata Odorico, que, finalmente, inaugura o cemitério!
Em 1996, no Chile, a história foi adaptada com o título de Sucupira, tendo alcançado grande sucesso.
Bem Amado, foi gravado em Sepetiba, bairro da cidade do Rio de Janeiro.
ELENCO

Participações especiais

[editar]
Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário