quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CAICÓ NO RIO GRANDE DO NORTE É COISA DO BRASIL


A



COMPLEXO TURISTICO DA ILHA DE SANTANA


Vista do Açude Itans com Serra de São Bernardo ao fundo

Vista do leito do Rio Seridó pela zona urbana de Caicó

Caicó é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Principal cidade da região do Seridó, localiza-se na Microrregião do Seridó Ocidental, na região centro-sul do estado distando 256 km da capital estadual, Natal.
Nascido na confluência dos rios Seridó e Barra Nova, ocupa uma área de 1.228,574 km², o que equivale a 2,33% da superfície estadual, posicionando-o como o sexto município com maior extensão do Rio Grande do Norte. Com uma altitudemédia de 151 metros, sua população estimada pelo IBGE em 2011 era de 63 147habitantes, o que a coloca como a sétima cidade mais populosa do estado, sendo a segunda mais populosa do interior do Rio Grande do Norte, com uma densidade populacional de 51,04 habitantes por km².
Sua atração mais famosa é a Festa de Sant'Ana, realizada no mês de julho, que em2010 foi tombada como patrimônio imaterial do Brasil pelo IPHAN. Caicó também é lembrada pela sua população religiosa, seus bordados e sua rica culinária típica, além de seu singular carnaval.
Conhecido centro pecuarista e algodoeiro, Caicó apresenta o mais alto índice de desenvolvimento humano do interior e semiárido nordestino, assim como a maioresperança de vida ao nascer de 73,317 anos, alcançando o maior índice de longevidade do Rio Grande do Norte: 0,805, considerado "elevado" pela ONU. O município ainda se destaca por possuir o menor índice de exclusão social do estado
HISTORIA
Contam-se várias lendas sobre a origem da cidade, porém todas citam um vaqueiroportuguês que, à procura de água para o seu gado durante uma seca, se deparou com um touro bravio de feições míticas. Aflito diante de tal situação, o vaqueiro fez uma promessa a Sant'Ana: se conseguisse escapar do touro e encontrar água, construiria uma capela em sua homenagem. Então, nesse momento, o touro dasapareceu e logo o vaqueiro encontrou um poço, o qual, segundo relatos, nunca secou. Diante disso, contou o episódio aos amigos, que iniciaram a construção da capela, marco inicial do povoamento de Caicó.
GEOGRAFIA
Clima semiárido com excedente hídrico pequeno ou nulo[21], com sua estação chuvosa atrasando-se para outono sujeito a regime irregular de chuvas, o que acontece entre os meses de fevereiro a maio, com média de precipitação pluviométrica anual de 716,6 mm. O município apresenta grande amplitude térmica, com média de 27,5°C, mínima de 18,0°C e máxima de 33,3°C. Em um ano a cidade apresenta 2700 horas de insolação, com umidade média anual de 59%.[22]

Caatinga Subdesértica do Seridóvegetação mais seca do RN, com arbustos e árvores baixas, ralas e de xerofitismo mais acentuado. Sendo as espécies predominantes: o pereiro, faveleiro, facheiro, macambira, xique-xique e a jurema.
Segundo o Plano Nacional de Combate à Desertificação, Caicó está inserida em área susceptível à desertificação em categoria "muito grave"
ECONOMIA
A mais importante atividade econômica foi o beneficiamento do algodão. Atualmente, o meio rural sobrevive da agricultura familiar e da produção de leitecarne-de-sol e do queijos de manteiga e de coalho. Caicó possui o maior rebanho de bovinos e a maior produção leiteira do Rio Grande do Norte.[25], fornecendo matéria-prima para a produção mensal de mais de 72 toneladas de queijo de manteiga, 27 toneladasde queijo coalho e mais de 6 mil litros de manteiga-de-garrafa em suas 93 unidades fabris. Sua principal unidade produtora de leite pasteurizado fornece 265 mil litros por mês.[26]
A cidade destaca-se ainda por ser o maior polo de produção de bonés do Nordeste do Brasil.[27] Tradicionalmente a cidade se destaca pela produção de bordados artesanais típicos que são valorizados no mercado interno e externo. A indústria têxtil vem se consolidando como a vocação da cidade e vem crescendo paulatinamente, principalmente o ramo de confecção de camisetas e underwear.
A cidade ainda possui várias indústrias de beneficiamento de alimentos, como de laticínios (leite pasteurizado,queijos e yogurte); caféarrozmilho (torrefação, moagem e embalamento), sorvetes e panificação. A produção de cachaças já se destaca a nível nacional, tendo sua qualidade atestada pela imprensa especializada.
No setor secundário ainda se destaca a produção de produtos à base de argila, como tijolos, lajotas e telhas, Caicó produz em média 1200 milheiros mensais.[26]. Quanto à produção de cal, a cidade fornece mais de 245 toneladas por mês.[26]. A principal matriz energética do município é o uso da lenha extraída de espécies da caatinga, isso se deve a inexistência de um gasoduto que reduzisse o impacto ambiental.[26][28]
No setor terciário a cidade polariza os serviços da região do Seridó Potiguar e Paraibano, com serviços médicos, jurídicos, escolares e bancários; funcionalismo público; a presença das Forças Armadas - 1º Batalhão de Engenharia de Construção - Batalhão Seridó; além de seu intenso e diversificado comércio realizado com as cidades da região. Outro segmento que cresce no município é o turismo,onde observa-se a cada dia aumentar o número de restaurantes, pousadas, hotéis e a consequente especulação imobiliária.


Município de Caicó
"Capital do Seridó"
"Terra de Santana"
"Capital da carne de sol e do queijo"
"Vila do Príncipe"
Arco do Triunfo

Arco do Triunfo
Bandeira de Caicó
Brasão de Caicó
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário16 de dezembro
Fundação1788 (222–223 anos)
Gentílicocaicoense
Prefeito(a)Bibi Costa (PR)
(20092012)
Localização
Localização de Caicó


Localização no Rio Grande do Norte
Caicó está localizado na Brasil
Localização no Brasil
06° 27' 28" S 37° 05' 52" O
Unidade federativa Rio Grande do Norte
MesorregiãoCentral Potiguar IBGE/2008[1]
MicrorregiãoSeridó Ocidental IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesNorte:Jucurutu;
Sul: São João do Sabugi e Várzea(PB);
Leste: FlorâniaCruzetaSão José do SeridóJardim do Seridó e Ouro Branco;
Oeste: Serra Negra do Norte,Timbaúba dos BatistasSão Fernando.
Distância até a capital256 km[2]
Características geográficas
Área1 228,574 km² [3]
População63 147 hab. (RN: 7º) –  IBGE/2011[4]
Densidade51,4 hab./km²
Altitude151 m
Climasemiárido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,756 (RN: 3°) – médio PNUD/2000[5]
PIBR$ 397 172,500 mil IBGE/2008[6]
PIB per capitaR$ 6 355,07 IBGE/2008[6]
Outras informações
Ficha técnica
CEP59300-000[7]
PadroeiroSant'Ana
Vínculo diocesanoDiocese de Caicó
Vereadores10
ComarcaComarca de Caicó
Eleitores43.855 eleitores (2010)[8]
País Brasil
MacrorregiãoNordeste
Índice Gini0,47[9]
Potencial de consumo-
Trabalhadores26.142 [10]
Unidades locais1.317 unidades[11]
websitePrefeitura de Caicó (emportuguês)



Nenhum comentário:

Postar um comentário