terça-feira, 27 de outubro de 2009

COISAS DO BRASIL !! - RECIFE - PERNAMBUCO

Recife é um municipio brasileiro, capital do Estado de Pernambuco. Localizada às margens do Oceano Atlantico, a cidade tem uma área de 217,494 km² e uma população de 1.561.659 de pessoas (ou 3,73 milhões, contando a área metropolitana) Em recente estudo do IBGE, o Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população.
Sua região metropolitana compreende, além da capital pernambucana, catorze cidades do Grande Recife.
Geralmente, o nome do município dentro de frases é acompanhado de artigo masculino, como acontece com os municípios do Rio de Janeiro, do Crato, do Cabo de Santo Agostinho e outros. A esse respeito, muitos intelectuais recifenses e pernambucanos já se pronunciaram, entre eles Gilberto Freyre, em seu livro O Recife, sim! Recife, não!, em 1960. O vocábulo recife provém da palavra arrecife, grande barreira de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa. Sobre tais temas se pronunciou o historiador pernambucano José Antônio Gonçalves de Melo: "Porque se originou de um acidente geográfico - o recife ou o arrecife - a designação do Recife não prescinde do artigo definido masculino: O Recife e nunca Recife."
Por outro lado, o gramático Napoleão Mendes de Almeida afirma em longo arrazoado que não se deve usar o artigo definido para fazer referência à cidade, mas apenas ao bairro homonimo: o bairro do Recife na cidade de Recife (Fonte: Wikipedia).





Nenhum comentário:

Postar um comentário