quarta-feira, 21 de outubro de 2009

COISAS DO BRASIL !! - SAGUIS - MICOS


saguisoimmico, são as designações comuns dadas a várias espécies de pequenos macacospertencentes à família Callitrichidae.
Estes primatas são representados por várias espécies em território brasileiro. Todos os quais possuem o dedo polegar da mão muito curto e não oponível, as unhas em forma de garras, e dentesmolares de fórmula 2/2. São espécies de pequeno porte e de cauda longa.
São os menores símios do mundo, estão dispersos por toda a América do Sul e vivem geralmente em bandos que se hospedam, como os esquilos em árvores. Travessos e ágeis, movem-se a saltos bruscos, emitindo guinchos e assobios que são ouvidos de longe.
A pesar de seu grande entrosamento com os seres humanos, os sagüis têm grande fragilidade emocional, notadamente os de idade tenra. Foi provado através de experimentos executados por pesquisadores alemães durante a década de 30, quando em sua passagem pelo sertão nordestino brasileiro, que esses jovens símios reagem negativamente à expressões faciais ameaçadoras, podendo até vir a óbito. O fato foi descoberto acidentalmente durante uma discussão entre os cientistas, ocorrida durante a limpeza da gaiola dos sagüis recém-nascidos em cativeiro. A partir daí vários experimentos foram feitos e restou comprovado que ao se depararem com uma careta, eles sentem-se desamparados, murcham, secam e morrem Fonte: Wikipedia).










Nenhum comentário:

Postar um comentário