segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COISAS DO BRASIL - MATHA ROCHA






Maria Martha Hacker Rocha, ou Martha Rocha como se tornou conhecida, nasceu em Salvador no dia 19 de setembro de 1936. Em 1954, se tornou a primeira Miss Brasil.
Martha Rocha é a sétima filha do casal Álvaro e Hansa. Essa brasileira de cabelos dourados e olhos azuis sempre encantou a todos. Aos 18 anos, Martha participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil. Em julho de 1954, Martha chega aos Estados Unidos e pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson se deveu a duas polegadas a mais nos quadris.
Depois do concurso, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza

A história das duas polegadas foi uma invenção de jornalista João Martins da Revista "O Cruzeiro" do Rio de Janeiro para consolar o orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão, conforme consta de sua autobiografia. Segundo Martha, "nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido verdade mesmo".
A real causa da vitória da americana foi que os juízes lhe deram o título máximo para reviver nos norte-americanos o interesse por essa competição de beleza, o qual estava em declínio. Esse desinteresse já levava os patrocinadores a ameaçar retirar os milhões que financiavam o concurso.

A partir de 1996, Martha Rocha passou a aparecer em júris de concursos de beleza se tornando a primeira miss a cobrar cachê para tanto. Em entrevista publicada em abril de 2006 pela revista Isto É, Martha explicou que era uma necessidade, pois no ano anterior perdera todo o dinheiro que tinha com a falência de uma instituição financeira (a Casa Piano) comandada à época por um de seus familiares no Rio de Janeiro. Em 2000, descobriu ser portadora de cancer de mama após assistir a uma reportagem televisiva sobre mutirões de saude que promoviam o auto-exame. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Nessa época, ela se mudou do Rio para Volta Redonda, onde reside um de seus filhos.
Em 1955, casou-se com o banqueiro Alvaro Piano e teve 2 filhos com ele: Álvaro Luis e Carlos Alberto. Em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve Claudia, residindo durante anos em majestosa cobertura duplex na Avenida Atlantica em Copacabana.
Em 2004, Martha foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil. Nesse ano, o concurso chegava ao seu 50º aniversário.
Matha Rocha é patrimonio da beleza da mulher brasileira e podem existir várias Martha Rocha por aí, mas como ela só o Brasil tem. Martha Rocha é a eterna Miss Brasil ! sempre foi e será a mulher mais linda do Brasil e do Mundo, as duas polegadas não contam (Fonte: Wikipedia )





Nenhum comentário:

Postar um comentário