quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

TURISMO COISA DO BRASIL

 

ENTRE OS MILHARES DE PONTOS TURÍSTICOS EXISTENTES NO BRASIL, SELECIONEI DEZ PONTOS OS QUAIS POSTO A SEGUIR COM SUAS FOTOS E HISTÓRIAS. CONFIRA.

Um dos principais pontos turísticos do Rio, o Cristo Redentor foi projetado por Heitor da Silva Costa, que contou com desenhos do pintor Carlos Oswald e esculturas de Maximiliam Paul Landoswky, que trabalhou a cabeça e as mãos da estátua.Também participaram da obra o especialista em concreto armado Albert Caquot, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy e o engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana. A construção foi erguida entre 1922 e 1931, a pedido da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na época dirigida por Dom Sebastião Leme.
FOTO E REDAÇÃO: https://tribunadaimprensalivre.com

O conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco/ Convento de Santo Antônio é formado pelo Adro, Igreja, Convento e Cruzeiro, sendo considerado o maior monumento em estilo barroco da América Latina (Rodriguez, 1992). Sua edificação foi de iniciativa dos frades da Ordem Franciscana que vieram à Paraíba para ajudar os jesuítas na catequização dos índios. O conjunto encontra-se tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1952 (Nóbrega, 1982).
CRÉDITO DA FOTO E REDAÇÃO: http://www.de.ufpb.br

O Arcebispo D. João Becker teve a ideia de erguer uma pequena capela de madeira em 1917, mas nunca imaginou que viria a se tornar um dos principais pontos turísticos de Gramado, mas só em 30 de junho de 1942 foi inaugurada a Igreja Matriz de São Pedro, como a conhecemos hoje.A estrutura que conhecemos hoje começou a ser construída em 1935, como uma iniciativa do pároco Padre Guilhermino Maschio. Inspirado no estilo arquitetônico romano, foram usadas cerca de 72 mil pedras basálticas, extraídas de pedreiras da região. A construção só foi concluída 7 anos depois, em 1942. Com uma altura total de 86 metros, sendo 46 metros da torre que ostenta o sino de 1 tonelada, feito em bronze, aço e estanho. Seu som foi sintetizado eletronicamente em 2009.

CRÉDITO DA FOTO E REDAÇÃO: https://www.euamogramadooficial.com.br

História do Elevador Lacerda

Desde 1609 a cidade de Salvador mantinha um sistema de guindastes para transportar mercadorias entre a parte alta e a baixa da cidade. Há registros desse transporte regular, inclusive, numa série de gravuras holandesas da época. Quando os guindastes não estavam operacionais ou se encontravam sobrecarregados era preciso carregar o material através de ladeiras muito íngrimes dificultando o escoamento das mercadorias.

Quando tudo começou

O pontapé inicial da obra do Elevador Lacerda foi dado em 1869. A construção usava um sistema hidráulico que foi substituído pelo elétrico quase quarenta anos mais tarde, somente em 1906. Foi no dia da Nossa Senhora da Pra (8 de dezembro) do ano de 1873 que o elevador foi, de fato, inaugurado, embora contendo somente uma torre. A construção era então chamada Elevador Hydraulico da Conceição da Praia (ou Elevador do Parafuso). Nesse primeiro dia 24 mil pessoas foram transportadas - o valor adquirido nesse dia foi entregue ao Asilo dos Expostos da Santa Casa da Miséria.O primeiro elevador urbano do mundo ao ser inaugurado quebrou também outro recorde: com 63 metros de altura, era o elevador mais alto do planeta naquela ocasião.

CRÉDITO DA FOTO E REDAÇÃO: https://www.culturagenial.com

O Bondinho Pão de Açúcar é uma das principais atrações para quem visita o Rio de Janeiro – e não é para menos: dali, a vista da cidade é imperdível, e inclui o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e as praias. Enfim, tudo aquilo que dá ao Rio o título de cidade maravilhosa.

Construído em 1912, o “Bondinho” tem esse nome porque, na época em que foi inaugurado, o teleférico tinha a mesma cara do bonde que circulava pelas ruas da cidade. Hoje, o Bondinho Pão de Açúcar é um moderno complexo turístico e uma das vantagens disso é que o ingresso para a atração pode ser comprado online, o que evita filas e otimiza o dia de passeio.

CRÉDITO FOTO E REDAÇÃO: https://www.360meridianos.com

Água, água e mais água... E muito mais água. Caindo por todos os lados, com várias intensidades; passando de um estado a outro quando, ao cair, transforma-se em vapor e de um país a outro, ao se dividir entre Brasil e Argentina. Água em movimento, água plácida na origem e vigorosa ao «despencar» de várias alturas. Um espetáculo natural de grandeza e proporções cinematográficas. Um ponto no mapa do Hemisfério Sul; um item na lista das Novas Sete Maravilhas da Natureza situado num trecho da Foz do rio Iguaçu, na fronteira entre as duas nações.
CRÉDITO FOTO E REDAÇÃO: https://wsimag.com

Se você for a João Pessoa, não deixe de conhecer:
Ponta do Seixas: É localizado próximo à praia de Cabo Branco, com acesso feito por carro, ônibus ou a pé. É considerado o ponto mais oriental das Américas. Neste local existem algumas barracas onde pode-se comprar água de côco, refrigerantes e cervejas. O acesso é gratuito.
CRÉDITO DA FOTO E REDAÇÃO: https://estradabrasileira.wordpress.com


O Parque Nacional da Serra da Capivara é um tesouro histórico e natural, não apenas para o Brasil como para toda a América. Ali foram encontrados vestígios da presença humana tão antigos que foram capazes de mudar o que até então era ensinado nos livros de História sobre como os primeiros humanos chegaram no continente. Há nada menos que 30 mil pinturas rupestres que foram deixadas pelos nossos antepassados nas formações rochosas. Elas fazem parte da maior concentração de sítios arqueológicos já encontrados no mundo. A inauguração do aeroporto da cidade de São Raimundo Nonato representou um grande avanço no desenvolvimento do turismo na região. Se você tiver a oportunidade de conhecer esse local privilegiado, saiba que estará visitando um cenário tranquilamente comparável aos principais sítios arqueológicos do mundo.

Ingresso do Bondinho Aéreo Parque Unipraias.

O símbolo do Parque Unipraias são os 47 bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias com privilegiada vista da Mata Atlântica e do mar em todo o trajeto. Os bondinhos se deslocam a uma velocidade máxima de 16 Km/h, mantendo uma distância de 97 metros entre eles. Cada cabine tem capacidade para seis passageiros e as 47, ao total, podem transportar até 282 pessoas simultaneamente ou 800 pessoas por hora.

CRÉDITO DA FOTO E REDAÇÃO: https://compradeingressos.com.br

Havia uma jovem guerreira Naiá que tinha o sonho de ser beijada por Jaci. Os membros de sua tribo a alertavam que depois do beijo ela se tornaria estrela e não mais teria corpo ou sangue em suas veias. Mas era o sonho de Naiá, como a impedir? Ela queria ser levada pela Lua e para isso todos os dias ficava andando nas matas em busca da deusa.
Certa noite Naiá teve seu lindo encontro. Sentada em frente a um lago observou o reflexo da Lua, a sua deusa tão esperada e sem pensar duas vezes, mergulhou nas águas escuras e morreu afogada. Jaci, uma deusa também com piedade, ficou com pena da moça e resolveu dar-lhe um presente especial: transformá-la em uma flor para que ela realizasse seu sonho de ser uma estrela das águas.

CRÉDITO E REDAÇÃO: https://iloveflores.com/flor-vitoria-regia/

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